Principais eventos oficiais e paralelos da Rio+20

Para quem está interessado em participar da Rio+20, já estão listados no site do evento os Principais eventos oficiais e paralelos da Rio+20.

Copio abaixo os eventos paralelos, abertos ao público em geral, com os links mais importantes.

Tem encontro para jovens, prefeitos, empresários, ambientalistas…

Em primeiro coloquei a Cúpula dos Povos, onde muitos movimentos sociais se reunirão e apresentarão trabalhos e haverá eventos interessantes.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira

EVENTOS PARALELOS OFICIAIS

15 a 23 de junho: Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental

Organizado por mais de 150 grupos e movimentos sociais de vários países, a Cúpula dos Povos exigirá dos governos que deem poder político para a Conferência Rio+20 e implementem suas decisões.
Website
Contato: Maurício Thuswohl

8 a 12 de junho: Encontro de jovens ‘Youth Blast’

Organizado pelo ‘Major Group’ da Rio+20 de Crianças e Jovens, evento oficial da juventude para a Rio+20, o ‘Youth Blast’ tem como objetivo capacitar as crianças e jovens presentes na Rio+20; oferecer treinamento em liderança; e proporcionar um espaço para os jovens partilharem as melhores práticas para implementação de soluções e participação na tomada de decisões em nível internacional.
Website
Contato
Informações em português

11 e 12 de junho: TEDxRio+20

Em parceria com a ONU, TEDxRio+20 irá reunir um vasto leque de conhecimentos e ideias para nos ajudar a compreender e analisar a extensão do impacto humano no nosso planeta, e reconhecer e refinar nossa capacidade de construir uma nova realidade através do desenvolvimento sustentável.
Local: Forte de Copacabana
Website
Contato

11 a 15 de junho: Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Este Fórum vai sediar discussões científicas interdisciplinares e o diálogo entre cientistas, formuladores de políticas públicas, ‘major groups’ e outras partes interessadas.
Website
Contato: Maureen Brennan

13 a 22 de junho: Rio Conventions Pavilion

Convocada pelas Secretarias dos três acordos ambientais globais surgidos na Cúpula da Terra de 1992 – a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade, juntamente com o ‘Global Environment Facility’ e outros parceiros – o Pavilion realizará um programa de duas semanas de eventos e atividades, apresentando uma exposição retrospectiva e mostrando a contribuição desses tratados para o desenvolvimento sustentável. Apresentações focarão em temas como oceanos, cidades, economia verde, gênero e desenvolvimento.
Website
Contato: David Ainsworth

13 a 22 de junho: Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20)

Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o encontro abordará como “esverdear” a economia urbana e como os governos locais podem melhor contribuir para os objetivos de proteção dos bens comuns globais, bem como melhorar os sistemas de governança global e local.
Website
Contato: Francesca Schraffl

15 a 18 de junho: Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 – Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos

O Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 (CSF, na sigla em inglês) busca trazer maior alcance e qualidade para a sustentabilidade corporativa e produzir um número significativo de compromissos corporativos para o avanço do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Com 2.000 CEOs e outros participantes esperados, além de uma agenda ambiciosa focada na inovação e em parcerias transformadoras, o Fórum será uma vitrine da ação empresarial e da liderança em apoio à agenda da Rio+20.
Website
Contato: Matthias Stausberg

16 a 19 de junho: Diálogos de Sustentabilidade Global

O Governo do Brasil está organizando quatro dias de eventos de diálogo no Riocentro, onde até 50.000 participantes da sociedade civil podem se conectar e compartilhar ideias paralelamente ao programa oficial da ONU. O objetivo é gerar propostas inovadoras de como a sustentabilidade pode ser aplicada a uma série de questões, incluindo segurança alimentar, erradicação da pobreza, crise econômica, energia sustentável para todos, água, oceanos, consumo e produção sustentáveis, inovação e cidades sustentáveis, desemprego, empregos verdes e migração.
Website

17 a 19 de junho: Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), este evento vai reunir chefes do Judiciário e magistrados de alto nível, Advogados-gerais e procuradores envolvidos na interpretação e aplicação da lei, bem como Auditores-gerais, cujo trabalho incidirá sobre a governança e a responsabilização em questões sobre o papel da lei na promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Website
Contato: Jacob Duer

15 a 17 de junho: Cúpula Mundial de Legisladores

Organizado pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado), esta cúpula mundial inédita de legisladores pretende conduzir os compromissos internacionais para a legislação nacional, além de fiscalizar o cumprimento das propostas que os governos fazem.
Site
Contato: Adam Matthews

18 de junho: Eventos Especiais sobre Cidades Sustentáveis

O ONU-Habitat e a Cidade do Rio de Janeiro estão organizando uma série de eventos e conferências dirigidas ao público em geral e aos meios de comunicação para discutir desafios e oportunidades das áreas urbanas no século 21. O objetivo é gerar debates para reunir propostas inovadoras e alcançar uma abordagem sustentável para todos os aspectos da crescente urbanização. Os Eventos Especiais abertos sobre as cidades sustentáveis culminará no lançamento oficial da iniciativa “Sou um transformador urbano” [I’m a City Changer], um movimento global de sensibilização sobre as ações positivas que tiveram impactos na vida das pessoas em áreas urbanas. O evento será no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O credenciamento é obrigatório.
Website
Contato: Ana Moreno

19 de junho: Rio+Social

Conversa inédita – social e tecnológica – focada em questões globais relacionadas à sustentabilidade e ao futuro do nosso planeta, o evento Rio+Social reunirá os mais inovadores agentes jovens e as vozes públicas mais influentes para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais. O Rio+Social vai garantir, através de uma extensa transmissão digital, que os jornalistas, jovens ativistas e redes sociais em todo canto tenham uma voz e um chamada à ação para o desenvolvimento sustentável. Organizado pela Fundação das Nações Unidas (UN Foundation) com parceiros Ericsson, Mashable e 92nd Street Y.
Website
Contato: Robb Skinner

19 a 21 de junho: Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável

Organizado pela ONU Mulheres e pelo Governo do Brasil, o Fórum vai reunir mulheres chefes de Estado e de Governo e outras mulheres líderes e defensores da igualdade de gênero. O Fórum terá sua conclusão em uma Cúpula em 21 de junho, quando as líderes são esperadas para fazer uma chamada à ação para elevar a contribuição vital das mulheres para a realização do desenvolvimento sustentável, bem como para serem beneficiadas por ele.
Website
Contato: Oisika Chakrabarti

21 de junho: Evento Especial sobre a Iniciativa do Secretário-Geral da ONU de Energia Sustentável para Todos

Compromissos estratégicos multissetoriais deverão ser anunciados neste evento especial em temas como acesso a energia, eficiência energética e soluções de energia renovável, com a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e dos co-presidentes do evento: Kandeh Yumkella, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), e Chad Holliday, presidente do Bank of America, junto com outros líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil.
Website
Contato: Cynthia Scharf

21 de junho: Evento Especial sobre o Relatório do Painel do Secretário-Geral da ONU sobre Sustentabilidade Global

Os membros do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global apresentarão as principais recomendações feitas em seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que também participará do evento. São esperadas importantes recomendações para a formação de um consenso sobre as decisões da Rio+20 e após a Conferência.
Website
Contato: Georgios Kostakos

Tags: ,

Leave a Reply